Coordenador : Larissa Dahmer Pereira
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 392995.2206.48737.05042023
Unidade/Órgão Adm.: ESS
Departamento/Setor: SSN
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Adolescentes do 3o ano do Ensino Médio e adultos jovens (18 a 24 anos), oriundos da escola pública. 50% das vagas serão reservadas a pessoas negras, oriundas da escola pública, de 17 a 24 anos.
Objetivo
OBJETIVO GERAL: - Contribuir para uma formação qualificada e com valores emancipatórios, que problematize, junto aos adolescentes e jovens, a sua posição na sociedade enquanto cidadãos. Possibilitar, por meio do curso preparatório, o ingresso desse público - adolescentes e jovens oriundos da escola pública, sendo 50% das vagas direcionadas para negros - em Universidades Públicas, de forma crítica e qualificada.
Resumo
O curso objetiva preparar jovens provenientes de escolas públicas de Nova Friburgo para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com vistas ao ingresso nas Universidades Públicas do município e região. Trata-se de ação que visa fortalecer a dimensão do direito à educação e do acesso qualificado de adolescentes e jovens à Universidade Pública, com maior democratização social. A perspectiva adotada atende aos eixos da interação dialógica - entendendo a relação entre Universidade e Sociedade com uma perspectiva de trocas de saberes e diálogos. Outrossim, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade encontra-se presente, por meio de uma equipe docente diversa, visto a própria natureza do projeto proposto (curso pré-ENEM). A adoção do tripé ensino, pesquisa e extensão é outro princípio do projeto, com a articulação entre ensino e extensão e a realização de pesquisa, por meio do levantamento de expectativas e problematização junto aos adolescentes/jovens, relativos à carreira, ao que entendem por direito à Educação e à Educação Superior pública, dentre outras questões que serão abordadas ao longo do projeto. Cabe destacar que, além da UFF possuir um polo na cidade, Nova Friburgo é um polo educacional, com diversas instituições de educação superior, públicas e privadas. Desse modo, a ação proposta favorece e consolida de forma qualitativa o processo de interiorização da Universidade Federal Fluminense.